Centrífuga de bancada FirstLab
3 min de leitura
A FirstLab conta com uma linha de centrífugas em seu portfólio, complementando os itens para a área de análises clínicas.
Conheça a Centrífuga de Bancada 5000rpm (swing-out). Seu grande diferencial são os rotores* intercambiáveis de ângulo fixo e variável (swing-out), e a diversidade na capacidade, desde tubos de 5ml até 100 mL, atendendo as diversas rotinas laboratoriais. É um equipamento de médio porte com operação fácil, prática e segura. Além de apresentar nível de ruído extremamente baixo.
Características:
- Múltipla combinação de rotores* de ângulo fixo ou variável
- Diversidade na capacidade, desde tubos de 5ml até 100mL
- Sistema controlado por microprocessador digital
- 10 velocidades de aceleração e desaceleração
- Sistema anti-desbalanceamento
- Interface de operação simples e fácil
- Tela de LCD e avisos luminosos e sonoros
- Apresenta nível de ruído extremamente baixo (≤ 55dB)
* Rotores vendidos separadamente
Boas Práticas na Centrifugação
Para que o processo de centrifugação seja eficiente é necessário seguir determinadas etapas de modo a realizar uma sequência de trabalho que economize tempo, e uma qualidade ideal do resultado sem influenciar o processo de análise. Seguindo os passos abaixo, o risco de erros e falhas torna-se reduzido no processo de centrifugação. Além de permitir que o equipamento tenha maior durabilidade mantendo a performance em alto nível.
Local de instalação da centrífuga
A superfície de trabalho da centrífuga deverá ser uma bancada firme, plana e antiderrapante para nunca permitir que o equipamento saia do lugar.
Instalação Adequada do Rotor na centrífuga
O rotor de uma centrífuga mal colocado pode causar erros no processo. O rotor deve ser cuidadosamente encaixado com o pino do motor. Aperte firmemente o parafuso utilizando a chave Allen (fornecida).
Lembre-se de sempre verificar se o rotor está firmemente ajustado antes do início da rotina do laboratório.
Balanceamento da centrífuga
Mesmo que nossa centrífuga forneça um sistema anti-desbalancemento é importante manter a centrífuga sempre equilibrada. Assim, para cada tubo deve ser colocado outro tubo do lado oposto com o mesmo peso, balanceando a centrífuga.
Vale lembrar que nem sempre um tubo com o mesmo volume terá o mesmo peso, isso dependerá da densidade da amostra.
Término do Ciclo
Entre as principais consequências de erros no manuseio da centrífuga, está a centrifugação incompleta. Nunca interrompa o ciclo de centrifugação, e jamais utilize as mãos como freio. Aguarde até que o rotor pare completamente antes de abrir a tampa e retirar os tubos.