fbpx

FirstLab de AaZ

Novidade: Linha de Centrífugas

A FirstLab inova em seu portfólio mais uma vez e traz ao mercado sua linha de equipamentos voltados para a área de análises clínicas.

FL9-5000S centrífuga Swing out aberta

A novidade √© a Centr√≠fuga de Bancada 5000rpm (swing-out).  Seu grande diferencial s√£o os rotores* intercambi√°veis de √Ęngulo fixo e vari√°vel (swing-out), e a diversidade na capacidade,desde tubos de 5ml at√© 100 mL, atendendo as diversas rotinas laboratoriais. √Č um equipamento de m√©dio porte com opera√ß√£o f√°cil, pr√°tica e segura. Al√©m de apresentar n√≠vel de ru√≠do extremamente baixo.

Características:

  • M√ļltipla combina√ß√£o de rotores* de √Ęngulo fixo ou vari√°vel
  • Diversidade na capacidade, desde tubos de 5ml at√© 100mL
  • Sistema controlado por microprocessador digital
  • 10 velocidades de acelera√ß√£o e desacelera√ß√£o
  • Sistema anti-desbalanceamento
  • Interface de opera√ß√£o simples e f√°cil
  • Tela de LCD e avisos luminosos e sonoros
  • Apresenta n√≠vel de ru√≠do extremamente baixo

* Rotores vendidos separadamente

Boas Práticas na Centrifugação

Para que o processo de centrifugação seja eficiente é necessário seguir determinadas etapas de modo a realizar uma sequência de trabalho que economize tempo, e uma qualidade ideal do resultado sem influenciar o processo de análise. Seguindo os passos abaixo, o risco de erros e falhas torna-se reduzido no processo de centrifugação.

 Local de instala√ß√£o da centr√≠fuga

A superf√≠cie de trabalho da centr√≠fuga dever√° ser uma bancada firme, plana e antiderrapante para nunca permitir que  o equipamento saia do lugar.

Instalação Adequada do Rotor na centrífuga

O rotor de uma centrífuga mal colocado pode causar erros no processo. O rotor deve ser cuidadosamente encaixado com o pino do motor. Aperte firmemente o parafuso utilizando a chave Allen (fornecida).

Lembre-se de sempre verificar se o rotor está firmemente ajustado antes do início da rotina do laboratório.

Balanceamento da centrífuga

A centrífuga deve sempre estar equilibrada. Assim, para cada tubo deve ser colocado outro tubo do lado oposto com o mesmo peso, balanceando a centrífuga.

Vale lembrar que nem sempre um tubo com o mesmo volume ter√° o mesmo peso, isso depender√° da densidade da amostra.

Término do Ciclo

Entre as principais consequências de erros no manuseio da centrífuga, está a centrifugação incompleta. Nunca interrompa o ciclo de centrifugação, e jamais utilize as mãos como freio. Aguarde até que o rotor pare completamente antes de abrir a tampa e retirar os tubos.