Doação de Sangue: Importância, Processo e Benefícios
4 min de leitura
A doação de sangue é um ato essencial que salva vidas diariamente. Seja por um acidente, uma cirurgia, uma doença oncológica como a leucemia, ou anemia severa, muitas são as razões pelas quais uma pessoa pode necessitar de uma transfusão sanguínea ou seus hemoderivados. A única fonte de sangue disponível é a doação voluntária, já que não existe medicamento ou sangue artificial capaz de substituir o sangue humano.
Durante o mês de junho é comum a divulgação da campanha de junho vermelho, incentivando a doação de sangue. No entanto, a necessidade de doadores de sangue em bancos é frequente durante todo o ano, principalmente em períodos de férias, uma vez que há um aumento no tráfego em estradas, aumentando o risco de acidentes automobilísticos, dentre diversos outros fatores de risco.
Estatísticas e Necessidade Constante
Em média, até 2019, apenas 1,6% da população brasileira doava sangue, e, dessas doações, pouco mais da metade era voluntária, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde. Após a pandemia, esse número caiu para 1,4 % da população, representando 14 a cada mil habitantes. É fundamental aumentar esses números para garantir que os hemocentros estejam sempre abastecidos e prontos para atender emergências e tratamentos contínuos.
Processo de Doação de Sangue
Quem Pode Doar?
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação). Antes da doação, uma entrevista e triagem são realizadas para verificar se o doador está apto.
Como é Realizada a Coleta?
A coleta de sangue é um processo simples, rápido e seguro. Durante a doação, são retirados cerca de 450 ml de sangue, que o corpo é capaz de repor em até 24 horas. A doação é feita em uma sala especial, onde o doador se deita e um profissional de saúde realiza a punção venosa para a coleta. Todo o material utilizado é estéril e descartável, garantindo a segurança do doador.
Testes Realizados
São realizados testes para classificar o tipo sanguíneo (Sistemas ABO e Rh) e testes sorológicos para identificar doenças infecciosas como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, HIV e HTLV. Somente após a confirmação de que o sangue está livre de infecções, ele é liberado para uso.
Componentes do Sangue
O sangue doado é separado em até quatro componentes diferentes:
- Concentrado de Hemácias: Melhora a liberação de oxigênio, útil em casos de anemia aguda e crônica, pacientes submetidos a radioterapia e quimioterapia, entre outros.
- Concentrado de Plaquetas: Recomendada para pacientes com disfunção plaquetária congênita ou adquirida, leucemias agudas, ou que receberam transplante de células de sangue periférico.
- Plasma: Utilizado para corrigir sangramentos por anormalidade ou deficiência de fatores de coagulação, prevenção de hemorragias em doentes crônicos do fígado, entre outros.
- Crioprecipitado: Contém fibrinogênio, necessário para a formação do coágulo, utilizado em casos de hemorragias e déficits de fibrinogênio.
Incompatibilidade e TRALI
Durante a transfusão, ainda há riscos de incompatibilidade. Um exemplo é a lesão pulmonar aguda associada à transfusão (TRALI), que ocorre quando os antígenos correspondentes (anti-HNA e anti-HLA) entram em contato, causando ruptura dos capilares pulmonares e iniciando um edema pulmonar. Embora rara, a TRALI é uma condição grave que requer atenção imediata.
Benefícios da Doação
Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Além de ajudar outras pessoas, doar sangue também traz benefícios para o doador, como a renovação sanguínea e a realização de um check-up gratuito, pois todos os testes necessários são realizados no sangue doado.
Direitos do Doador
O doador de sangue tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este direito também se estende a funcionários públicos civis de autarquia ou militares.
A FirstLab apoia a doação de sangue
A FirstLab apoia a doação de sangue e está comprometida em promover a conscientização sobre a importância deste ato altruísta. Contribuímos para garantir que os profissionais de saúde tenham acesso a soluções de qualidade para a coleta e análise de sangue, ajudando a salvar vidas. Doe sangue, salve vidas.
Produtos
Relacionados
Torniquete
Curativo pós coleta
Luvas nitrílicas FirstLab
Caixa coletora de perfurocortantes
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura