fbpx

FirstLab de AaZ

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o diagnóstico por RT-qPCR

Especialistas defendem que a realização de exames em massa é a melhor estratégia para conter a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Mas dos diferentes tipos de exames ofertados no mercado, qual é o melhor?

Na verdade, cada teste tem a sua import√Ęncia. Por isso √© fundamental entender como os testes funcionam, suas metodologias, quando, em quem, e como devem ser aplicados para que nos tragam informa√ß√Ķes que possam ser usadas para tratar corretamente a doen√ßa, prevenir o seu agravamento e a sua dissemina√ß√£o.

Diagnóstico por RT-qPCR

Os chamados testes RT-qPCR são considerados a técnica padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. São ensaios de base molecular que possuem alta sensibilidade e especificidade porque consiste na detecção de sequências do RNA viral, que identificam de forma precisa a presença do vírus na amostra analisada. Além disso, a RT-qPCR viabiliza a amplificação e detecção do material genético do patógeno simultaneamente em tempo real. De tal forma que isso permite um diagnóstico mais consistente em menor tempo.

Passo a passo:

  • Coleta do material do paciente (swab naso-orofar√≠ngeo)
  • Extra√ß√£o do RNA viral da amostra
  • Transcri√ß√£o do RNA do v√≠rus em DNA
  • DNA √© amplificado com a utiliza√ß√£o de primers espec√≠ficos
  • Os primers que detectarem a presen√ßa do SARS-CoV-2 emitem um sinal fluorescente que √© captado pelo equipamento e lido atrav√©s de um software espec√≠fico.

Caso a amostra não contenha o vírus, nenhum RNA será extraído, por isso nenhuma fita de DNA será formada e nenhum primer emitirá sinal fluorescente, sendo considerada uma amostra negativa.

Esquema qpcr RT-qPCR
Amplificação RT-qPCR

O RT-qPCR permite a detecção do Sars-CoV-2 na fase mais inicial da infecção, quando o vírus ainda está ativo no organismo. Por isso essa metodologia é indicada e aplicada já nos primeiros dias da doença, pois é possível detectar a infecção em mínimas quantidades de material genético do vírus, mesmo quando a carga viral no paciente ainda é baixa, possibilitando um diagnóstico preciso também na ausência de sintomas.

Teste molecular RT-qPCR

Resumo: Ensaio RT-qPCR


O que é

Sigla para transcrição reversa seguida de reação em cadeia de polimerase. Esse teste molecular é o exame padrão ouro para a detecção da doença. Revela a presença de fragmento do genoma do vírus na amostra coletada.


Amostras

Secreção do fundo do nariz (nasofaringe) e garganta (orofaringe)


Maior Efic√°cia

A partir do primeiro dia de manifestação dos sintomas


Resultado

Cerca de 24 horas


Produtos FirstLab


Referências