Sangue arterial e venoso – Conheça as principais diferenças
5 min de leitura
O sistema circulatório, também chamado de cardiovascular, é responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes por todo o corpo. É composto pelo coração e vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). As artérias são os vasos que saem do coração em direção aos órgãos e as veias são os vasos que chegam ao coração. Para entender mais a respeito do sangue venoso e arterial, é preciso entender o funcionamento do coração e do sistema circulatório.
Como funciona o coração?
O coração é um órgão dividido em 4 cavidades, sendo dois átrios e dois ventrículos. Entre o átrio e o ventrículo direito, há uma válvula chamada tricúspide, e entre o átrio e ventrículo esquerdo, uma chamada bicúspide, ou mitral.
Os movimentos do coração são chamados de sístole, quando há contração do músculo do coração (miocárdio), e diástole, quando há o relaxamento. Esses movimentos são responsáveis pela circulação sistêmica e pulmonar.
Circulação sistêmica
Envolve o lado esquerdo do coração, o mais forte. O processo tem início no átrio esquerdo, que é preenchido com o sangue vindo do pulmão, e esse sangue é empurrado para o ventrículo através da válvula mitral, assim preenchendo toda a cavidade do ventrículo esquerdo. Quando a cavidade está cheia, o músculo se contrai, lançando sangue para todo o corpo, tendo início pela maior artéria do corpo, a aorta.
As artérias, com sangue rico em oxigênio, não são simplesmente tubos condutores de sangue, e sim, tubos com camadas musculares, com papel ativo no controle da pressão sanguínea. As artérias ao longo do percurso se tornam mais finas, a fim de atingir todos os lugares necessários no organismo, passando de artérias para arteríolas, e então, capilares. Os capilares são os vasos sanguíneos de menor calibre, onde ocorre a troca gasosa (fornece oxigênio ao corpo e captura gás carbônico).
Dos capilares o sangue segue caminho retornando ao coração como sangue venoso, rico em gás carbônico, saindo dos capilares, passando pelas vênulas (veias mais finas), chegando nas veias, e entrando no átrio direito para seguir com a circulação pulmonar.
Circulação pulmonar
Como o próprio nome sugere, é a circulação que envolve o pulmão. O sangue venoso que chegou no coração pelo átrio direito, passa pela válvula tricúspide para o ventrículo direito, e assim que cheio, o sangue é bombeado para os pulmões, seguindo pelas artérias pulmonares, até os capilares.
Os pulmões são compostos por brônquios que se dividem em bronquíolos e em alvéolos pulmonares, que são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina cercada de capilares sanguíneos. Através dos alvéolos ocorre o processo de hematose, em que o sangue que está presente perde o gás carbônico e recebe oxigênio.
Para retornar ao coração, o sangue parte dos capilares, passando pelas veias pulmonares, chegando no átrio esquerdo e iniciando novamente a circulação sistêmica. As artérias pulmonares são as únicas artérias do corpo humano que carregam sangue rico em gás carbônico e as veias pulmonares são as únicas veias com sangue rico em oxigênio.
Sangue arterial
O sangue conduzido pelas artérias, na circulação sistêmica, é chamado de sangue arterial. Por ser proveniente do pulmão, o sangue está rico em oxigênio e demais nutrientes necessários para carrear ao longo do organismo. É um sangue de coloração vermelho vivo.
Apesar de o nome sugerir, o sangue arterial não é necessariamente o sangue que está nas artérias. Essa afirmação é válida na circulação sistêmica, mas não na pulmonar. Na circulação pulmonar o sangue arterial é o que está retornando ao coração, nas veias pulmonares.
Sendo assim, a definição de sangue arterial é sangue com alta concentração de oxigênio e baixa concentração de gás carbônico.
Sangue venoso
O sangue venoso, por sua vez, é um sangue como uma alta concentração de gás carbônico e baixa de oxigênio. Sua coloração é vermelho escuro.
Conduzido pelas veias no retorno ao coração na circulação sistêmica, também não é chamado de venoso por circular em veias, pois na circulação pulmonar o sangue venoso é carreado através das artérias pulmonares, e sim por conta da concentração dos gases respiratórios.
Na coleta de sangue
A coleta de sangue para os mais diversos exames de análises clínicas é realizada através das veias nos braços.
A coleta de sangue em artéria é geralmente realizada em ambiente hospitalar para exames de gasometria arterial, em que é medido pH e níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue arterial. O exame é solicitado para verificar se os pulmões estão atuando normalmente no processo de hematose e ocorre em frequência bem menor do que a coleta de sangue venosa. Como as artérias ficam localizadas mais profundamente, essa coleta é mais difícil e dolorosa.
É possível identificar o tipo de sangue coletado a partir da coloração.
Referência
¹Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/hematose.htm Acesso em: 01 jul. 2022.
Produtos
Relacionados
Tubos de Coleta
Torniquete
Curativo Pós Coleta
Escalpe Para Coleta De Sangue A Vácuo
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura