Covid -19 e o diagnóstico por teste rápido
3 min de leitura
A Covid-19 é transmitida através de gotículas produzidas nas vias respiratórias das pessoas infectadas. Essas gotículas, quando lançadas no ambiente por meio da tosse, espirros ou secreções, infecta indivíduos próximos. A incubação do vírus dura em média de 5 a 6 dias, podendo se estender de 1 a 14 dias. A transmissão já é possível no estágio de incubação, mesmo que a pessoa não apresente os sintomas, assim como, no estágio final, onde já exista uma evolução do quadro clínico.
Para o diagnóstico mais preciso é fundamental a aplicação dos exames para a detecção da doença. Hoje o mercado apresenta variações nos tipos de exames, desde sua tecnologia para análise, metodologia aplicada e tipo de coleta.
Teste Rápido
O teste imunológico rápido dispõe da metodologia imunocromatográfica, que consiste em revelar a presença de antígenos ou anticorpos IgM e IgG presentes na amostra do paciente. A metodologia baseia-se na geração de cor através da reação entre o antígeno e o anticorpo.
A detecção dos antígenos indica a presença do vírus ativo no organismo do paciente, sendo detectado geralmente até o quinto dia do início da manifestação dos sintomas. A detecção dos anticorpos do tipo IgM indicam resposta imune recente à infecção, que compreende a fase aguda da doença, é também quando há maior risco de transmissão. Enquanto a detecção dos anticorpos do tipo IgG evidenciam uma fase posterior desta, ou seja, infecção passada semelhante à vacina. Assim, os testes rápidos nos fornecem informações sobre o estágio da infecção, desde momentos iniciais até a fase de convalescência.
No caso dos testes rápidos é possível detectar a presença dos anticorpos a partir do 7° dia do início dos sintomas, com resultados melhores após o 10° dia. Têm a vantagem de apresentarem o resultado em poucos minutos e não requererem infraestrutura de laboratório para a sua aplicação. E as amostras utilizadas podem ser de sangue total obtido por punção venosa ou digital, amostra de soro ou plasma.
Estes testes são importantes para o entendimento de epidemiologias emergentes incluindo a investigação de pacientes que tiveram infecções assintomáticas. Desta forma tem demonstrado uma boa eficácia para estudos retrospectivos de resposta imune dos indivíduos infectados, mas não são adequados para informar sobre o perfil epidemiológico do momento presente.
Resumo
O que é
Teste rápido que verifica a presença do vírus no organismo, detectando a presença de antígenos, ou a resposta imunológica do organismo ao vírus, detectando a presença dos anticorpos IgM e IgG.
Amostras
Swab nasal, swab nasofaríngeo, sangue, soro ou plasma
Maior Eficácia
A partir de alguns dias de manifestação dos sintomas, período em que o organismo está com o vírus ativo, e já está produzindo anticorpos.
Resultado
De 15 a 30 minutos
Produtos FirstLab
Referências
https://newslab.com.br/saiba-quais-sao-os-exames-para-a-deteccao-da-covid-19/
https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-importancia-de-testes/
https://academiamedica.com.br/blog/covid-19-diagnostico-rapido-x-qrt-pcr
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura