Bilirrubina: Analitos Fotossensíveis e os Cuidados no Exame Laboratorial
4 min de leitura
A fase pré-analítica inclui várias etapas que contribuem para a qualidade da amostra que será analisada. Sabemos que algumas variáveis como temperatura, armazenamento, manuseio e fotossensibilidade são influenciadoras para o diagnóstico correto. Por isso, para controlar essas variáveis, é necessário estar familiarizado com elas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a exposição à luz pode alterar as características de alguns analitos.
Os analitos fotossensíveis precisam ser armazenados em condições especiais que não tenha incidência da luz direta, para impedir que essas substâncias não se degradem ou sejam alteradas. Por isso, recomenda-se preservar em tubos de armazenamento âmbar que protege a amostras sensíveis à luz enquanto ainda permite a verificação visual do volume de amostra fechada. Alguns exemplos de dosagem que necessitam desses cuidados são: bilirrubina, betacaroteno, vitaminas e porfirinas.
Bilirrubina
Toda vez que as células vermelhas do sangue ficam velhas, nosso organismo trata de destruí-las. O produto final desse processo é a bilirrubina indireta (não conjugada) a qual é encaminhada ao fígado para transformá-la em bilirrubina direta hidrossolúvel (conjugada – 2 moléculas de ácido glicurônico) para que possamos eliminá-la pela urina e pelas fezes.
A dosagem de bilirrubina no sangue serve para avaliar o funcionamento do fígado. A bilirrubina eleva-se no sangue na presença de lesões no fígado, obstrução biliar (canais da bile) ou quando a velocidade de destruição dos glóbulos vermelhos está aumentada. O aumento da bilirrubina no sangue pode indicar problemas no fígado, canais da bile, vesícula biliar, baço, rins e doenças do sangue. Um aumento dos níveis de bilirrubina é chamado de hiperbilirrubinemia.
O acúmulo de bilirrubina no corpo, pode ocasionar no paciente os olhos de cor amarela (icterícia), urina escura (colúria), fezes esbranquiçadas (acolia).
Recém-nascidos
Essa dosagem é especialmente importante em recém-nascidos com icterícia. A barreira entre o sangue e o líquido cefalorraquiano está incompleta nas primeiras semanas de vida, e um excesso de bilirrubina não conjugada no sangue pode se depositar em partes do cérebro do bebê, causando lesões irreversíveis.
É provocada porque o fígado ainda não está totalmente desenvolvido (imaturidade hepática). Em geral, é resolvida sem tratamento. A icterícia aparece em 48 a 72 horas após o nascimento, chega ao máximo entre o terceiro e o quinto dias e desaparece até o oitavo dia.
Diagnóstico Laboratorial
Bilirrubinas séricas
Na prática, o médico solicita a dosagem das bilirrubinas totais e frações. Deve-se coletar o sangue do paciente em tubo sem anticoagulante âmbar que impeça a passagem de luz. Observar sempre a coloração do soro. Icterícia está relacionada com concentrações elevadas das bilirrubinas. Dosam-se apenas a bilirrubina total e a bilirrubina direta. A bilirrubina indireta é obtida através da subtração entre a total e a direta.
Bilirrubinas urinárias
Em condições normais não encontramos bilirrubinas na urina; seu aparecimento é patológico e sempre às custas da bilirrubina direta. Coletar a urina em frasco âmbar. A determinação pode ser quantitativa, por método colorimétrico ou semiquantitativa, através de tiras reativas.
** Caso o material biológico não seja fotossensível, a utilização de produtos âmbar não traz nenhum prejuízo para a análise, pois a característica fotorresistente é um benefício extra desses produtos. Os produtos Firstlab garantem mais segurança, estabilidade da amostra e qualidade nos resultados das análises.
Bibliografia:
- Guia técnico – Bioquímica – Labtest – 2009
- http://www.farmac.com.br/downloads/guia/Guia_Tecnico_unificado_Bioquimica_04022011.pdf
- Curso Técnico Análises Clínicas – Etapa 03 – Bioquímica – UTRAMIG – Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura