Descubra a diferença entre luvas nitrílicas e de látex
3 min de leitura
As luvas são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fundamentais para evitar contaminações de amostras, facilitar procedimentos operacionais, além de reduzir os riscos químico, físico e biológico. As luvas de látex e nitrílicas estão entre as opções mais utilizadas e possuem vantagens e diferenças significativas. Confira mais sobre o assunto abaixo.
Luvas de Látex
As luvas de látex são feitas de borracha natural, extraída da seringueira. São conhecidas por sua elasticidade e conforto, oferecendo uma excelente barreira de proteção. Veja abaixo outras características:
Conforto e sensibilidade: As luvas de látex são altamente elásticas e proporcionam um ajuste confortável, permitindo um excelente tato e destreza.
Proteção eficaz: São eficazes na proteção contra microrganismos transmitidos por meio de amostras biológicas e contaminantes.
Biodegradabilidade: Por ser de origem natural, as luvas de látex são biodegradáveis, o que as torna uma escolha mais ecológica.
Alergias: O material pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. De acordo com a ASBAI, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, estima-se que 10% dos profissionais da área da saúde possuam alergia ao látex.
Fragilidade química e física: Podem ser menos resistentes a produtos químicos como óleos e solventes e a perfurações.
Luvas Nitrílicas
As luvas nitrílicas, fabricadas a partir de borracha sintética, são uma excelente alternativa às luvas de látex, especialmente em ambientes que demandam alta resistência e durabilidade. Veja abaixo outras vantagens.
Resistência química: As luvas nitrílicas são resistentes a diversos tipos de produtos químicos, incluindo óleos e ácidos. Dessa forma, são a escolha mais indicada para indústrias e laboratórios.
Durabilidade e resistência: Comparadas às luvas de látex, as luvas nitrílicas são mais resistentes a rasgos e perfurações, proporcionando uma maior segurança em ambientes de trabalho com maior risco de cortes e abrasões.
Hipoalergênica: Por conta do material sintético, o risco do desenvolvimento de alergia é menor, tornando-a uma escolha segura para o uso frequente.
Conforto e destreza: As luvas nitrílicas são projetadas para oferecer um ajuste confortável e uma boa sensibilidade tátil, características essenciais para tarefas que exigem precisão.
Solução da FirstLab
Visando melhorias constantes, lançamos recentemente a nova linha de luvas nitrílicas (registro ANVISA nº.: 81628880076), com o propósito de trazer mais segurança durante a rotina laboratorial. Nosso produto conta com uma série de vantagens, entre eles:
– Aprovada pelo Ministério do Trabalho (CA nº 49.593);
– Alta resistência;
– Ambidestra;
– Disponível em 3 tamanhos (P, M ou G);
– Composta 100% por nitrilo;
– Sem pó.
Nossas luvas foram desenvolvidas para procedimentos não-cirúrgicos e de uso único. A alta qualidade permite mais segurança e precisão durante os trabalhos.
Produtos
Relacionados
Luvas Nitrílicas FirstLab
Caixa coletora de perfurocortantes
Tubos para Coleta de Sangue
Escalpes para coleta a vácuo com disp. de segurança
Coletores
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura