Como manusear corretamente um microscópio: dicas essenciais
4 min de leitura
O microscópio é uma ferramenta importante em diversas áreas de pesquisa, permitindo a visualização de objetos que não podem ser vistos a olho nu.
A correta manipulação de um microscópio pode maximizar os recursos oferecidos, além de aumentar a vida útil do equipamento. No entanto, o manuseio incorreto pode resultar em danos ao equipamento ou em resultados imprecisos.
Para entender sobre como manusear o microscópio corretamente é imprescindível conhecer todos os componentes do equipamento.
Componentes do microscópio
É preciso saber quais são os componentes do microscópio para saber operá-los corretamente. Apesar de existirem diversos modelos no mercado, variando tamanho, marca e algumas especificações, a maior parte dos componentes é comum para todos.
Preparação do microscópio
Antes de começar a utilizar o microscópio, é importante realizar algumas etapas de preparação, tais como ajustar a iluminação, a objetiva e a ocular e verificar se o equipamento está limpo e livre de poeira e detritos.
Manter o microscópio coberto com uma capa própria quando não estiver em uso e realizar uma limpeza adequada, rotineiramente, é fundamental para manter a qualidade das imagens e prolongar a vida útil do microscópio. Utilize um pano limpo e macio para remover a poeira e outras partículas que possam estar presentes nas lentes. Caso necessário, pode usar álcool 70 para limpeza e desinfecção apropriada dos microscópios.
Utilização do equipamento
Comece ajustando a objetiva com o menor aumento possível e deixe a platina completamente abaixada. Posicione a lâmina na platina e trave-a com a pinça. Direcione a platina para que o objeto da lâmina fique na direção da objetiva. Ajuste o foco para obter imagens nítidas e claras utilizando o macrométrico (ajuste grosso) e depois o micrométrico (ajuste fino).
Para mudar para a objetiva seguinte, a imagem deve estar focada para facilitar o ajuste da imagem, sendo apenas necessário girar o micrométrico para ajustar o foco fino. Se, ao trocar de objetiva, o objeto desaparecer completamente, é preferível voltar à objetiva anterior e refazer os passos de ajuste de foco. É importante lembrar que a objetiva de 40X se aproxima muito da lâmina e pode causar acidentes, como a contaminação da lente com a amostra em análise, quebra ou trincamento da lâmina ou a mancha da lente com o óleo de imersão se a objetiva de 100X já foi utilizada.
Para utilizar a objetiva com óleo de imersão, é necessário baixar totalmente a platina e subir totalmente o condensador para visualizar o círculo de luz que indica a zona a ser visualizada e onde o óleo de imersão será colocado. Em seguida, gire o revólver, deixando entre a objetiva de 40X e 100X. Coloque uma gota de óleo de imersão sobre o círculo de luz e termine de girar o revólver suavemente até a objetiva de imersão (100X).
Olhando diretamente na objetiva, suba a platina lentamente até que a gota de óleo toque a lente, cobrindo-a completamente. Com auxílio do ajuste micrométrico, focar a amostra com o micrométrico cuidadosamente, pois a distância de trabalho entre a objetiva e a lâmina é mínima e o risco de acidentes é grande. Uma vez colocado o óleo de imersão sobre a amostra, não é possível retornar à objetiva de 40X, prejudicando a objetiva.
Finalizada a visualização da amostra, é importante baixar a platina e colocar o revólver na posição da menor objetiva. Neste momento, retire a lâmina da platina com cuidado. Nunca retire a lâmina com a objetiva de imersão em posição de observação. Por fim, caso tenha utilizado a objetiva com óleo, limpe a objetiva e a lâmina com cuidado e utilizando um papel especial para limpeza óptica. Seguindo essas etapas, é possível manusear um microscópio de forma segura.
Armazenamento correto
O armazenamento correto do microscópio é importante para garantir sua durabilidade. Armazene o equipamento em local seco e livre de poeira, evitando a exposição a altas temperaturas e umidade excessiva. Lembre-se de cobrir o microscópio com uma capa protetora para evitar a entrada de poeira e detritos.
Produtos relacionados
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura