Importância da fase pré-analítica na análise clínica
4 min de leitura
Laboratórios clínicos tem como objetivo oferecer um atendimento seguro e eficiente, fornecendo laudos confiáveis dentro do menor tempo possível.
Para que esse objetivo seja cumprido, é importante estar atento aos procedimentos durante todas as fases das análises clínicas: pré-analítica, analítica e pós analítica.
A fase pré-analítica é a primeira fase, e uma parte fundamental do processo, que inclui várias etapas importantes antes da análise propriamente dita.
Por que a fase pré-analítica é importante
A fase pré-analítica pode afetar significativamente a precisão dos resultados dos testes laboratoriais. É importante realizar cada uma dessas etapas corretamente para garantir resultados precisos.
Etapas da fase pré-analítica
É possível dividir a fase pré-analítica em 5 etapas: requisição dos exames, preparo do paciente, coleta, transporte e armazenamento das amostras.
Requisição dos exames
A requisição correta dos exames é de extrema importância a identificação do paciente e requisitante, dos dados clínicos, do material a ser coletado e suas respectivas análises.
Os atendentes da recepção do laboratório são responsáveis por realizar corretamente todo o cadastro dos pacientes para seguir com as demais etapas.
Preparo do paciente
A fim de minimizar o risco de resultados errados, o paciente deve seguir as instruções de coleta fornecidas pelo médico e/ou laboratório. Pode haver alguma diferença de orientação entre um laboratório e outro, por isso, quando o paciente tiver alguma dúvida, deve sempre consultar seu médico e/ou o laboratório que realizará o exame. Contudo, algumas instruções são universais, como:
- Não ingerir bebidas alcóolicas por 3 dias antes da realização do exame.
- Não fumar por pelo menos 3 horas antes da coleta.
- Para alguns exames de sangue, é recomendado jejum e/ou parar alguma medicação/vitamina por alguns dias antes da coleta.
- Deve-se evitar a coleta de sangue logo após a prática de atividade física; para alguns exames, pode ser necessário evitar exercícios por até 48h antes da coleta.
- Na véspera do exame, programe-se para ter uma boa noite de sono.
- Deve-se higienizar a região íntima antes da coleta de urina. E, para as mulheres, deve-se evitar a coleta de urina durante o período menstrual.
- Quando precisar armazenar alguma amostra antes de levar ao laboratório, deve-se seguir a temperatura e período recomendados pelo laboratório.
Coleta da amostra
A coleta de amostra é uma parte crítica da fase pré-analítica e deve ser realizada corretamente para evitar contaminação ou hemólise, no caso de sangue. O tempo de coleta, a técnica de coleta e o tipo de frasco/tubo usado para coletar a amostra também podem afetar os resultados.
Para dicas de técnicas que simplificam a coleta de sangue, acesse o link e receba nosso e-book: https://eventos.firstlab.ind.br/coleta-de-sangue
Para coleta de escarro, urina e fezes, indicar o paciente a seguir orientações previamente fornecidas.
Transporte da amostra
O transporte da amostra do posto de coleta para o laboratório de análises clínicas (quando aplicável) deve ser realizado de forma rápida e eficiente, zelando pela conservação da amostra.
É importante se atentar com a maleta de transporte, que de acordo com a RDC 302/2005 da Anvisa deve ser de material isotérmico, para que preserve a temperatura da amostra de acordo com o indicado para cada material. As amostras devem ser transportadas em frascos adequados para manter a qualidade da amostra, tudo pensando na melhor preservação do material biológico. Para transportes refrigerados, deve-se garantir que a quantidade de gelo está suficiente para manter a temperatura desejada durante toda a rota. É importante que o gelo nunca esteja em contato direto com o tubo/frasco de amostra (ou seja, o gelo não pode encostar na parede do tubo/frasco).
Armazenamento da amostra
Deve ser respeitado o tempo de preparo e condições de armazenamento para cada tipo de amostra, e evitar congelamento e descongelamento consecutivos para preservar a integridade do material.
Produtos FirstLab
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura