Diferença EDTA K3 e EDTA K2
2 min de leitura
A maioria dos tubos de coleta de sangue contém um aditivo que acelera a coagulação do sangue (ativador de coágulos) ou evita a coagulação (anticoagulante). Isso preserva a amostra garantindo o processamento adequado para cada exame. Os tubos são divididos pelas suas funções e aditivos através de um código de cores que facilitam a sua identificação.
EDTA
O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação. É recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.
EDTA K3 e EDTA K2
Existem três formas diferentes de EDTA, o sal dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e tripotássico (K3EDTA). O Na2EDTA e K2EDTA são mais comuns na forma sólida, enquanto o K3EDTA é normalmente utilizado em solução 15%, ou 1,8 mg/mL. Por isso, o International Council for Standardization in Haematology (ICSH) designa o EDTA dipotássico como anticoagulante mais recomendável para a coleta de sangue.
Apesar de algumas controvérsias existirem sobre a influência da concentração do K2EDTA e K3EDTA no hemograma em sangue normal, estudos comparativos mostram apenas pequenas discrepâncias quando feitas em condições abaixo do ideal:
- Volume corpuscular médio (VCM) de glóbulos vermelhos:
Em concentrações mais altas o K2EDTA aumenta ligeiramente o VCM.
- Efeito no hematócrito:
Em concentrações mais altas o K3EDTA influencia o volume de células do sangue centrifugado.
No entanto, em condições ideais, ou seja, concentração apropriada de anticoagulante e realização do exame entre 1 e 4 h após a flebotomia, não são observadas diferenças significativas entre K2EDTA e K3EDTA.
Tubos EDTA
Referência:
Goossens, W., et al. “K2- Or K3-EDTA: the Anticoagulant of Choice in Routine Haematology?” Clinical & Laboratory Haematology, vol. 13, no. 3, 2008, pp. 291–295., doi:10.1111/j.1365-2257.1991.tb00284.x.
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura