Espermograma: conheça passo a passo do estudo do sêmen
4 min de leitura
A infertilidade masculina está relacionada a 30% dos casos em que casais tentam engravidar tendo relações sexuais há mais de um ano sem utilizar métodos contraceptivos. O principal exame para identificar este problema é o espermograma, também conhecido como análise de sêmen, contagem espermática ou citologia seminal.
Primeiramente, o espermograma analisa as condições físicas e composição do sêmen humano, como a concentração de espermatozoides na amostra, sua qualidade, pH (acidez), viscosidade, liquefação do sêmen e motilidade. Tudo isso de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O espermograma acontece por meio das seguintes etapas:
Coleta da Amostra
O paciente deve estar em abstinência sexual de 2 a 7 dias antes da coleta. A amostra deve ser coletada completa, ou seja, principalmente considerando o primeiro jato que é mais rico em espermas. Para isso, deve-se utilizar pote coletor estéril de 80ml.
O tempo máximo entre a coleta e entrega para análise deve ser de 30 minutos.
Exame macroscópico inicial
É realizada uma inspeção após a liquefação, ou seja, quando a amostra vai se tornando mais líquida. Isso geralmente ocorre após 30 minutos de coleta, mas não pode passar de 60 minutos. Os espermatozoides imobilizados ganham a capacidade de se mover à medida que o sêmen se liquefaz.
Nesta fase observa-se também a aparência da amostra, que normalmente é homogênea, cinza e leitosa. Se tiver menor concentração de espermatozoides, tem aspecto menos opaco. Quando apresenta coloração marrom-avermelhada há células sanguíneas presente. Contudo, com aspecto amarelado, pode indicar que o paciente tem icterícia, ou faz uso de certas vitaminas ou drogas.
Investigação microscópica inicial
Um microscópio é recomendado para visualização da amostra de sêmen para análise quantitativa e qualitativa (contagem e motilidade).
A análise inicial da amostra envolve a contagem e verificação da motilidade com uma ampliação total de 400x.
Isso fornece uma visão geral da amostra, para revelar:
- Formação de cordões mucosos;
- Presença de células que não sejam espermatozoides, como células epiteliais, leucócitos e células germinais imaturas e cabeças ou caudas isoladas.
- Agregação ou aglutinação de espermatozoides, que pode ocorrer em quatro graus diferentes.
A princípio, a presença de aglutinação não é evidência suficiente para deduzir uma causa imunológica de infertilidade, mas é sugestiva da presença de anticorpos antiespermatozoides.
Após a primeira análise, a preparação deve então ser observada para:
· A avaliação da motilidade dos espermatozoides
· A determinação da diluição necessária para uma avaliação precisa do número de espermatozoides.
Motilidade
A motilidade identifica a capacidade dos espermatozoides se moverem, dessa forma, é um importante parâmetro para a infertilidade masculina.
Motilidade progressiva (PR): espermatozoides que se movem ativamente, seja linearmente ou em um grande círculo, independentemente da velocidade.
Motilidade não progressiva (NP): todos os outros padrões de motilidade com ausência de progressão, por exemplo, nadando em pequenos círculos, a força flagelar dificilmente deslocando a cabeça, ou quando somente uma batida flagelar pode ser observada.
Imotilidade (IM): sem movimento.
Ainda há outros parâmetros que podem observados. Dessa forma, para mais detalhes sobre cada técnica completa, acesse o Manual de Laboratório da OMS.
Conheça um dos microscópios que faz parte da linha de equipamentos da Firstlab que possibilitam realizar o espermograma:
Produtos relacionados
Fonte:
– https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44261/9789241547789-por.pdf?ua=1
– https://bvsms.saude.gov.br/infertilidade-masculina/
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura