Entendendo a Endometriose
4 min de leitura
A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero cresce fora dele, causando dor, inflamação e outros sintomas.
A endometriose é uma doença ginecológica crônica, benigna, estrogênio-dependente, que acomete cerca de 5 a 10% de mulheres em idade reprodutiva (desde a primeira menstruação até a menopausa), o equivalente a cerca de 200 milhões de mulheres. Acredita-se que cerca de 50% das mulheres inférteis tenham a doença.
A doença pode ter consequências devastadoras, sendo inclusive considerada como problema de saúde pública, tanto por danos físicos e psicológicos, quanto socioeconômicos devido aos custos para diagnóstico, tratamento e monitoramento.
Sintomas da Endometriose
Os sintomas podem variar de leve a grave, e algumas mulheres podem ter a doença sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas mais comuns incluem:
Dor Pélvica
A dor pélvica é o sintoma mais comum da endometriose. Ela pode ser constante ou intermitente, e pode ocorrer durante o período menstrual ou durante a relação sexual.
Cólicas Menstruais Intensas
As mulheres com endometriose podem sentir cólicas intensas durante a menstruação, além de dores nas costas e nas pernas.
Sangramento Entre os Ciclos Menstruais
O sangramento entre os ciclos menstruais é um sintoma menos comum, mas ainda assim pode ocorrer.
Infertilidade
A endometriose pode causar danos nas trompas de Falópio (tubas uterinas), além de alterar a qualidade dos óvulos e do muco cervical, levando à infertilidade.
Métodos de Diagnóstico
O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador, pois muitas mulheres com a doença não apresentam sintomas ou os sintomas podem ser confundidos com outras condições. No entanto, existem alguns métodos de diagnóstico disponíveis, incluindo:
Exame sanguíneo
O exame de detecção de proteínas CA 125 é um exame de sangue que necessita de solicitação e orientação médica para ser realizado e pode auxiliar especialmente no diagnóstico da endometriose assintomática. A proteína CA 125 é naturalmente produzida pelos ovários, tubas uterinas, epitélio das serosas e intestino, e a concentração pode aumentar (acima de 35 UI/ml) devido à gravidez, período menstrual, endometriose, e em casos de câncer como o câncer de ovário. O exame geralmente é relacionado ao câncer, porém, é um dos grandes aliados ao diagnóstico da endometriose.
Ultrassonografia
A técnica foi aprimorada para o diagnóstico de endometriose, tendo um preparo específico do paciente. O preparo visa a redução de gás e de resíduos comuns na região abdominal do corpo, através de uma dieta apropriada, junto ao uso de fármacos para a limpeza do intestino. O exame em si é similar ao exame tradicional, porém, por conta do preparo do paciente, as imagens das lesões endométricas serão mais nítidas.
Ressonância Magnética
Capaz de identificar a endometriose ovariana e endometriose profunda. A ressonância permite a avaliação completa da pelve. Apesar de ser um exame relativamente rápido (em torno de 20 minutos), tem quem sofra com claustrofobia, necessitando de sedação.
Laparoscopia
A laparoscopia é um procedimento que geralmente é utilizado como solução para casos já diagnosticados, mas pode ser também um exame diagnóstico, pois com o uso de câmera é possível visualizar os focos da doença.
Tratamento
Para tratar a endometriose o que é mais recomendado é a interrupção do ciclo menstrual. Por se tratar de uma doença estrogênio-dependente, métodos anticoncepcionais que contam com a liberação de progesterona são indicados.
Esse tipo de terapia vai impedir que os focos de endometriose aumentem, mas não vai eliminar os focos anteriores. Para isso, é necessária intervenção cirúrgica, geralmente realizada através de laparoscopia. Esta intervenção tem como objetivo eliminar todos os focos da doença, minimizando assim as chances de retorno da doença.
Lembrando que somente um médico poderá seguir com prescrições de tratamento indicado para cada caso.
Produtos relacionados
Artigos relacionados
Parasitologia Helmintos: Doenças Infecciosas Associadas ao Sistema Digestório
9 min de leitura
Diabetes Mellitus: Compreensão e Tratamento Adequado para uma Vida Saudável
5 min de leitura
Colesterol e Perfil Lipídico: O que é e sua importância na avaliação de doenças cardiovasculares
5 min de leitura
Como Melhorar a Qualidade dos Resultados Laboratoriais em Análises Clínicas
5 min de leitura
FirstLab aumenta produção e passa a fabricar mais de 1 milhão de itens por dia
4 min de leitura
Centrifugação: Princípios Básicos em Análises Clínicas
5 min de leitura
Projeto Luz: Conheça o projeto voluntário de combate à fome apoiado pela FirstLab
1 min de leitura
Firstlab: Uso consciente do plástico faz parte de nossa rotina
2 min de leitura
Boas práticas na coleta de sangue: a importância de procedimentos eficientes
4 min de leitura